Os projetos de Rollout SAP são grandes aliados das empresas em movimento de expansão que desejam levar a infraestrutura SAP para toda a sua estrutura. Afinal, cada nova implementação do sistema, para cada estrutura, requer um cuidado especial nas configurações.

À medida que as organizações crescem, muitas vezes tentam aumentar sua presença expandindo as operações existentes localmente ou no mercado global. À medida que fazem essa mudança, a infraestrutura técnica desempenha um papel vital no suporte a essas operações.

A ideia do Rollout SAP é garantir uma solução padronizada para todas as unidades de negócios de uma organização. Em vez de ter diferentes processos e operações de negócios, as organizações podem contar com processos de negócios mais precisos e consistentes a qualquer momento em qualquer área.

Na prática, isso significa a reutilização do ciclo de implementação existente e dos processos de negócios nos diferentes locais. Além disso, também é preciso realizar algumas configurações básicas de acordo com o local da implementação.

Quer entender melhor o que é o Rollout SAP e como esse projeto funciona? Confira logo a seguir!

O que é Rollout SAP?

O Rollout SAP é o processo de replicar a implementação inicial do sistema SAP para diferentes unidades de negócios da organização. Com isso, torna-se possível criar um sistema padronizado para conduzir as operações em todos os locais.

São diversas as situações que podem demandar um projeto de Rollout SAP. Veja algumas delas:

  • Implementação do sistema em todas as unidades após uma implementação piloto;
  • Abertura de uma nova filial;
  • Expansão das operações para uma nova região ou país;
  • Incorporação de novas unidades de negócio – seja por uma aquisição ou fusão.

Benefícios dos projetos de Rollout SAP

Um projeto de Rollout SAP pode ser uma oportunidade para que as empresas aproveitem as boas práticas já trabalhadas – limitando os custos de implementação e manutenção do sistema. Os benefícios desse formato de projeto geralmente incluem:

  • Padronizar as formas de operação nas diferentes unidades que fazem parte da organização
  • Facilitar a comunicação entre as diferentes filiais e entre as filiais e a sede, graças à introdução de terminologia comum e critérios de avaliação de resultados
  • Agilizar o fluxo de processos da empresa local de acordo com as melhores práticas de negócios definidos pela alta administração
  • Limitação de custos de implementação – reduzindo o número total de dias de consultoria no projeto usando as soluções de blueprint prontas, bem como configuração e extensões do sistema
  • Redução do tempo de implementação

Como funciona o Rollout SAP?

Em geral, a execução de um projeto de Rollout SAP envolve quatro fases: levantamento de requisitos, projeto, teste e implantação. Veja só:

Levantamento de requisitos

O primeiro passo é identificar os requisitos para a implementação – como processo de negócios, fluxo de integração e cenários de teste. A partir disso, é possível analisar o impacto que esses requisitos terão em sua organização.

Por exemplo, quando você planeja adotar um determinado padrão global nos relatórios financeiros de sua organização, cada unidade pode ter que criar uma transação/processo financeiro específico no SAP para atender a esse requisito padrão. Nesse caso, você precisa estar ciente de que existem regiões/países que podem ter que simplificar, ou mesmo adicionar mais processos, para seguir essa nova regra.

É fundamental que cada unidade seja capaz de identificar os riscos da implementação de operações padronizadas e como mitigar esses riscos o mais cedo possível. Se uma transação tiver que ser modificada em nível local, sua organização deve certificar-se de que tais modificações não afetarão o padrão global.

Portanto, um planejamento cuidadoso e uma estratégia eficaz são vitais para quais requisitos possam ser facilmente padronizados e quais terão que ser modificados localmente.

Projeto

Durante esta fase, você estará transformando a estratégia em um plano de projeto detalhado. Conforme mencionado acima, a definição de um modelo global é crítica durante uma implantação do SAP. Nesta fase, sua organização deve definir detalhadamente o conteúdo de seu modelo global para confirmar o novo padrão global de suas operações de negócios.

Aqui estão alguns exemplos dos componentes de um modelo global:

  • Projeto de processo de negócios
  • Arquitetura técnica (por exemplo, requisitos do sistema, camada de integração de dados)
  • Documentação para a solução (por exemplo, configuração, especificação funcional, dados mestre)
  • Funções, autorização e estrutura de conformidade
  • Procedimento de teste
  • Documentação de treinamento
  • Ferramentas de conversão de dados

Construir e testar

Nesta fase, a equipe de desenvolvimento construirá o sistema SAP com base no design e modelo que foram criados na fase anterior. Para garantir que o sistema seja construído de acordo, o teste deve ser feito de forma iterativa.

Os erros de sistema que ocorrem quando uma implementação do SAP entra em operação geralmente ocorrem devido à falta de testes, e deixar de testar as transações relevantes durante o desenvolvimento terá um impacto negativo no processo de implantação.

Implantação e otimização

Como etapa final do Rollout SAP, um plano e cronograma detalhados de ativação são necessários para garantir uma implantação suave e eficaz. Também é vital determinar a abordagem adequada ao implementar o lançamento.

Uma organização tem várias opções para escolher ao decidir como fazer isso: uma abordagem “Big Bang” (fazer tudo de uma vez), uma implantação por localização geográfica ou unidade de negócios ou uma combinação dos dois.

Vários fatores, como caso de negócios, disponibilidade de recursos e considerações técnicas, devem ser levados em consideração ao selecionar uma abordagem. Além disso, você também deve considerar cuidadosamente o suporte para cada opção após o lançamento do SAP, pois pode ser muito caro ter início de atividades paralelas em vários locais.

Rollout SAP na prática: case Randon

Quer entender melhor como funciona o Rollout SAP na prática? Trouxemos um case da Coopersap de aplicação dessa estratégia na Randon, que é referência global em transporte, com 31 unidades industriais e presença em mais de 120 países.

Recentemente, a Coopersap fez um Rollout SAP para configurar 3 filiais de autopeças no novo Centro de Distribuição (CD) adquirido em Extrema – MG.

Esse foi um grande projeto de logística da Randon, no qual mudaram o atendimento aos clientes, passando a entregar pelo CD em Extrema para todo o Brasil, exceto região Sul. Além do Rollout em si, o projeto contou com uma integração nova do SAP com o WMS da empresa adquirida e alguns aceleradores que foram criados para otimizar o processo de expedição da matriz para o CD.

Foram 3 go lives, um por filial. A economia com frete deste projeto foi muito representativa, sendo um dos projetos mais estratégicos da Randon em 2022.

Você já sabia o que é e como funciona o Rollout SAP? Quer conhecer melhor os serviços da Coopersap? Visite o site!