Você sabe o que é cooperativismo e quais são os princípios que guiam as cooperativas? Apesar de já termos ouvido falar sobre o tema, muitas pessoas ainda não compreendem exatamente como esse modelo de negócio funciona.

Uma cooperativa é um tipo de organização que pertence e é controlada por todos os seus membros, nos quais compartilham os mesmos valores, propósitos e interesses – e que por sua vez também podem utilizar dos serviços e produtos da cooperativa. As cooperativas são diferentes de outros tipos de empresas, pois são formadas e operam ações conjuntas em benefício comum de seus membros.

As cooperativas são bem abrangentes em termos de tamanho. Algumas são pequenos clubes de compras pertencentes a membros de comunidades locais. Outras são grandes empresas que movimentam milhares de reais todos os meses.

Visto de fora, pode-se dizer que não há muita diferença entre uma cooperativa e uma empresa comercial tradicional. A principal diferença poderia se dizer que está na filosofia por trás da cooperativa e no funcionamento das atividades.

Quer entender de fato o que é cooperativismo e quais são os seus princípios? Confira logo a seguir!

O que é cooperativismo?

Para compreendermos o que é cooperativismo, podemos usar como base a definição apresentada pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) – que entende o cooperativismo como uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

Ou seja, trata-se de um caminho que busca unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

Veja quais são os conceitos que dão identidade ao cooperativismo:

  • Cooperação. O cooperativismo substitui a relação emprego-salário pela relação trabalho-renda. A ideia é bem simples: todos constroem e ganham juntos.
  • Transformação. O cooperativismo tem como objetivo gerar impactos que vão além da realidade de cada cooperado – transformando a comunidade e o mundo.
  • Equilíbrio. O cooperativismo busca o equilíbrio entre o econômico e o social, o individual e o coletivo, a produtividade e a sustentabilidade.

O movimento do cooperativismo remonta a meados do século 19, mas o conceito vai ainda mais longe – desde guildas, organizações de agricultores e companhias de seguros mútuos. Já no século 21, o conceito de cooperativismo decolou com a ênfase crescente na igualdade e na preocupação com as pessoas e o planeta, além dos lucros.

No cooperativismo a organização não visa simplesmente o lucro, mas sim a recompensa sobre as necessidades econômicas dos seus membros. O que torna todos os membros protagonistas e donos do negócio.

O Cooperativismo é muito bem organizado e ordenado pelo Estatuto das Cooperativas, um regimento que define e guia os responsáveis e as responsabilidades por cada ação e função para o correto funcionamento da organização.

Os 7 princípios do cooperativismo

Para entendermos ainda melhor o que é cooperativismo, vamos abordar os princípios que foram criados para guiar os cooperativistas ao redor de todo o mundo. Eles são os mesmos desde que foi fundada a primeira cooperativa da história, em 1844.

1. Associação aberta e voluntária

A afiliação a uma cooperativa está aberta a todas as pessoas que possam usar seus serviços de maneira razoável e estejam dispostas a aceitar as responsabilidades da associação, independentemente de raça, religião, sexo ou circunstâncias econômicas.

2. Gestão democrática

As cooperativas são organizações democráticas controladas por seus membros, que participam ativamente na definição de políticas e na tomada de decisões. Os representantes são eleitos entre os membros e prestam contas a eles.

3. Participação econômica dos membros

Os membros contribuem equitativamente e controlam democraticamente o capital de sua cooperativa. Pelo menos parte desse capital permanece propriedade comum da cooperativa. Os membros alocam os excedentes para qualquer ou todos os seguintes fins: desenvolvimento da cooperativa; criação de reservas; beneficiar os associados na proporção de suas transações com a cooperativa; e apoiar outras atividades aprovadas pelos membros.

4. Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas de autoajuda controladas por seus membros. Se eles firmarem acordos com outras organizações, incluindo governos, ou levantem capital de fontes externas, eles o fazem em termos que garantem o controle democrático, bem como sua identidade única.

5. Educação, treinamento e informações

A educação e o treinamento de associados, representantes eleitos, CEOs e funcionários os ajudam a contribuir efetivamente para o desenvolvimento de suas cooperativas. A comunicação sobre a natureza e os benefícios das cooperativas, principalmente com o público em geral e formadores de opinião, ajuda a aumentar o entendimento sobre a cooperativa.

6. Cooperação entre cooperativas

Trabalhando juntas por meio de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais, as cooperativas melhoram os serviços, fortalecem as economias locais e lidam de forma mais eficaz com as necessidades sociais e comunitárias.

7. Preocupação com a comunidade

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades por meio de políticas apoiadas pelos membros.

As cooperativas na área de TI

As cooperativas podem atuar nas mais diversas áreas – desde um pequeno grupo de pescadores locais até grandes indústrias ou varejos. E essa gama de possibilidades também inclui serviços na área da tecnologia.

As tecnologias da informação estão se desenvolvendo rapidamente. O número de pessoas envolvidas no setor de TI também está crescendo rapidamente. Usuários, freelancers, desenvolvedores de software, empresas de TI criam vários grupos de interesse formais e não formais: comunidade, hackathons, co-workings, hackerspaces, clusters de TI e outros.

A cooperativa de TI é uma dessas formas novas, muito promissoras, mas ainda pouco conhecidas. Baseada nos princípios do cooperativismo como forma diferenciada de negócios, essas organizações entregam serviços da tecnologia da informação com base na solidariedade e na busca pela transformação.

A Coopersap é uma cooperativa de TI que nasce em meados de 2019 a partir do ideal de seus fundadores em ter um modelo sustentável para os consultores, os clientes e a sociedade. Os 7 princípios do cooperativismo motivam a criação de um modelo onde todos são comprometidos com o resultado, todos são realmente donos e todos ganham com o sucesso do trabalho realizado.

Com foco exclusivo em Soluções SAP, o compromisso da cooperativa Coopersap é de levar inovação para seus clientes e parceiros, ajudando-os na implementação, melhoria contínua e suporte de soluções como: SAP Fiori, SAP Analytics Cloud, SAP Cloud Platform e todo o core SAP ERP, seja ECC ou S/4HANA. Instaurando um modelo realmente sustentável, em um formato 100% home office desde a fundação como empresa.

As entregas da Coopersap são medidas pelo sucesso e o bônus também vai para o cliente. A cooperativa investe na formação de novos consultores para as soluções de SAP Fiori e SAP Analytics Cloud, ajudando no desenvolvimento do ecossistema SAP como um todo.

Você já sabia o que é cooperativismo e quais são seus princípios? Quer conhecer mais sobre o trabalho da Coopersap? Então visite nossa página!