Muito provavelmente você já ouviu falar sobre cocriação, certo? O seu conceito é bastante simples: trata-se de diferentes partes trabalhando juntas para produzir um resultado mutuamente valioso. Entretanto, o grande valor está no contexto atual do mercado – em que a colaboração é essencial para transformar negócios e promover a inovação.
A partir da cocriação, é possível criar soluções nas quais diferentes pessoas tenham participação. E, seguindo essa tendência, as cooperativas ganham um grande destaque. Afinal, as cooperativas buscam unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.
Quer entender melhor a importância da cocriação para a transformação dos negócios e o papel das cooperativas neste ambiente? Então confira logo a seguir!
O que é cocriação?
Cocriação é um processo de criação que envolve pessoas de fora no processo de idealização e desenvolvimento de um projeto.
A maioria das empresas mantém novos produtos e processos estritamente internos; alguns até trabalham duro para mantê-los em segredo. Mas a cocriação permite que as empresas colaborem fora do negócio para reunir novas ideias e romper com seu próprio status quo. Elas reconhecem que não têm todas as respostas internamente e tornam mais fácil para outros trazerem as respostas para elas.
Ou seja, a cocriação vai além: ela representa uma ruptura no modo tradicional da customização de pensar e trabalhar a geração de valor.
Na prática, a cocriação pode incluir a colaboração da empresa com diversas outras partes:
- Clientes
- Compradores em potencial
- Fornecedores (trabalhando juntos para melhorar a cadeia)
- Concorrentes
- Influenciadores do setor
O objetivo é abordar os problemas de uma nova perspectiva e sair com produtos e processos melhores. E embora a maioria das empresas se sinta mais confortável trabalhando com os clientes atuais, pode haver mais oportunidades disponíveis em outros lugares.
Benefícios da cocriação
Um processo de cocriação bem projetado é um passo para a criação de valor em toda a empresa. Aqui estão cinco benefícios claros da cocriação:
1. Melhores produtos com base nos desejos do cliente
O principal motivo que leva as empresas a investir em cocriação é fazer algo novo. Cada empresa quer ser única, abrir caminho e inovar. Mas com as mesmas vozes sempre lançando ideias semelhantes, é mais provável que você termine com variações do que já produz.
A cocriação traz novos pontos de vista para ajudar as empresas a se desestruturarem. Você não tem que prever o que os consumidores ou influenciadores irão querer – eles mesmos dirão a você. E o resultado são novos produtos/serviços que refletem a maneira como os consumidores reais pensam.
2. Melhor desempenho financeiro
Os esforços de cocriação são consistentemente considerados bons para seus resultados financeiros. Segundo um estudo da Hitachi, 51% das empresas afirmam que a cocriação melhora o desempenho financeiro. As empresas economizam grandes somas em pesquisa e desenvolvimento, custos de marketing e reduzem a rotatividade de clientes.
3. Ideias novas e inesperadas
Um dos maiores inibidores da inovação corporativa é a especialização. À primeira vista, faz todo o sentido que os funcionários sejam especialistas nos produtos e processos da sua empresa. É por isso que as empresas tendem a contratar funcionários que se encaixem perfeitamente.
Mas se um de seus objetivos é criar produtos ou serviços novos e empolgantes, ou revisar o fluxo de processos atual, seus especialistas internos podem estar muito acostumados com a maneira como sempre trabalharam.
Por definição, a cocriação traz novas vozes e ideias. Este pode não ser o tipo de pessoa que você normalmente contrataria. Na verdade, as melhores ideias podem vir de setores totalmente estranhos ou de pessoas sem conhecimento técnico dos seus produtos ou processos.
4. Remoção de barreiras
O “efeito silo” é um conceito popular em empresas de todo o mundo. Principalmente, pensamos em silos existentes entre diferentes equipes corporativas – sua equipe de marketing é isolada de vendas ou produto, por exemplo.
Mas o efeito silo também existe entre os setores do mercado. Uma empresa de software não pensa nas últimas tendências de varejo ou entrega. Ela contrata funcionários com um conjunto específico de habilidades, que eles estreitam e refinam até se tornarem excepcionais em sua área de especialização.
Trabalhar com a cocriação traz novas habilidades para a empresa. Você pode nem mesmo perceber como um especialista em TI poderia ajudá-lo a resolver seus problemas com o controle de estoque ou reduzir o custo de produção de um produto.
Cooperativismo: cocriação e compartilhamento de valor
A cocriação de valor ocorre nas interações de alta qualidade que permitem criar experiências de valor únicas. E a cooperativa é uma importante chave para desvendar novas experiências e vantagens competitivas.
O cooperativismo defende a cocriação e o compartilhamento. A partir disso, ocorre a união de pessoas, soma talentos e divisão de todas as conquistas. Tomando decisões de forma conjunta teremos uma estratégia, solução ou negócio mais forte e inovador.
Na prática, a cocriação de valor representa um trabalho desenvolvido em conjunto pela organização com fornecedor, cliente ou parceiro. Isso requer a construção de experiências e a resolução de problemas com um esforço combinado entre as partes envolvidas. E ninguém melhor para cocriar com você do que uma cooperativa que possui a colaboração em seu DNA, não é?
É uma maneira espontânea de alcançar os benefícios listados anteriormente e implementar a cocriação de forma natural no seu negócio!
Cocrie com a Coopersap!
Somos uma cooperativa de consultores SAP que trabalham em conjunto para lhe entregar o melhor serviço ao menor custo possível.
- Não somos uma consultoria de meia dúzia de donos
- Não temos estrutura física nem níveis de hierarquia tradicionais
- Não temos backoffice inchado nem diretores para pagar
- Não temos empregados nem terceiros
A Coopersap nasceu em meados de 2019 a partir do ideal de seus fundadores em ter um modelo sustentável para os consultores, os clientes e a sociedade. Os 7 princípios do cooperativismo existentes desde a criação da primeira cooperativa em 1844, motivam a criação de um modelo onde todos são comprometidos com o resultado e todos ganham com o sucesso do trabalho realizado.
Com foco exclusivo em Soluções SAP, o compromisso da cooperativa Coopersap é de levar inovação para seus clientes e parceiros, ajudando-os na implementação, melhoria contínua e no suporte das soluções.
Podemos afirmar que a cocriação é levada a sério na Coopersap, visto o recente Case de Sucesso que compartilhamos em parceria com duas grandes empresas, a Casa di Conti e a Brudden, desenvolvendo o então novo produto de Remuneração Variável Fiori – inclusive com divisão de custos.
E neste momento, estamos desenhando uma solução em parceria com 6 clientes, onde o custo será divido por todos e ao final teremos mais uma nova solução, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento do ecossistema SAP como um todo.
Quer cocriar com a Coopersap e fazer parte deste cenário de inovação? Mande-nos uma mensagem agora mesmo!